Pular para o conteúdo

Muro de Contenção em Solo Reforçado – Arena Corinthians (SP)

Durante as obras da Arena Corinthians na cidade de São Paulo,houve a necessidade de uma estrutura de contenção com 14,00m de altura para criação do pátio de estacionamento na parte superior do estádio. A estrutura também deveria prover resistência suficiente para suportar a carga de tráfego de guindaste com capacidade de 1.350 toneladas métricas, Parliament das treliças metálicas.

Além disso, durante a fase investigativa da fundação,constatou-se a presença de substrato com baixa capacidade portante, sendo necessária uma solução que fosse ao mesmo tempo flexível, permitindo as acomodações na fundação,resistente devido a elevada sobrecarga de tráfego na parte superior da estrutura e de execução simples e rápida, devido ao exíguo cronograma das obras.

 

Devido as premissas do projeto, a solução Terramesh® System com geogrelhas MacGrid®, foi a melhor solução encontrada dentre todas as demais soluções de contenção presentes no mercado, dada a sua viabilidade técnica e econômica.
O projeto contemplou um conjunto de instrumentações emonitoramento geotécnico que foi executado por consultores e empresas de engenharia geotécnica especializadas, e quepermitiram uma execução segura e eficaz, com total controle de qualidade.
A obra teve um prazo de execução extremamente curto, e a facilidade executiva proporcionada pelo sistema Terramesh® System permitiu o cumprimento dos prazos estabelecidos.A combinação das geogrelhas tecidas MacGrid®com o sistema Terramesh® System, também proporcionou o nível de resistência requerido pelo projeto, compatibilizando uma estrutura com alta resistência e grande flexibilidade para permitir os assentamentos previstos.